O que é o Ciclo do Nitrogênio?

O nitrogênio (N), cujo número atômico é sete (7) compõe aproximadamente 80% da atmosfera. Entretanto, os animais e as plantas não podem absorvê-lo diretamente do ar na forma do gás N2,. Geralmente as formas disponíveis ou “combinadas” de nitrogênio para a nutrição dos seres vivos incluem as combinações amoniacais (NH4 +), nítricas (NO3-) ou orgânicas (R-NH2) que são metabolizadas visando a construção de biomassa. Salienta-se que a disponibilidade biológica do nitrogênio (N) no solo, juntamente com o fósforo (P), enxofre (S) e potássio (K) tem relação direta com a produtividade agrícola. Certas bactérias1 do solo e as algas azuis dos oceanos convertem o nitrogênio do ar em amônia, sendo que algumas plantas absorvem diretamente a mesma. As bactérias do gênero Rhizobium que vivem no solo, especificamente alcançam o sistema radicular das leguminosas jovens, tecido corticais das raízes, onde se desenvolvem, fixando N2 atmosférico, transformando em sais de nitrogênio que são utilizados pelas plantas (NH4 +, NO2, NO3); atuando como adubo, chamado também de inoculante agrícola. Cabe ressaltar que o nitrogênio também se faz importante, pois participa da constituição do ácido nucléico, das proteínas e clorofila.

domingo, 2 de maio de 2010

Ciclo do Nitrogênio

O nitrogênio resultante da decomposição dos organismos vivos vai para a atmosfera. Ele é absorvido por bactérias de vida livre que vivem no solo e por outras que vivem em simbiose nos nódulos de raízes de plantas leguminosas. O nitrogênio molecular é transformado em nitrato (NO3) e em nitrito (NO2).
Depois disso, ele é incorporado ao solo, constitui a fonte desse elemento para os vegetais superiores. É através da atividade metabólica da planta que os nitratos se convertem em proteínas e outros compostos complexos que são consumidos em parte como alimento pelos animais. Outra parte do nitrogênio volta a terra como produto e excreção ou em forma de compostos de tecidos de animais mortos. Uma vez transformados em compostos nitrogenados por atividade bacteriana, o nitrogênio se torna novamente aproveitável pelas plantas fechando-se o seu ciclo bioquímico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário