O que é o Ciclo do Nitrogênio?

O nitrogênio (N), cujo número atômico é sete (7) compõe aproximadamente 80% da atmosfera. Entretanto, os animais e as plantas não podem absorvê-lo diretamente do ar na forma do gás N2,. Geralmente as formas disponíveis ou “combinadas” de nitrogênio para a nutrição dos seres vivos incluem as combinações amoniacais (NH4 +), nítricas (NO3-) ou orgânicas (R-NH2) que são metabolizadas visando a construção de biomassa. Salienta-se que a disponibilidade biológica do nitrogênio (N) no solo, juntamente com o fósforo (P), enxofre (S) e potássio (K) tem relação direta com a produtividade agrícola. Certas bactérias1 do solo e as algas azuis dos oceanos convertem o nitrogênio do ar em amônia, sendo que algumas plantas absorvem diretamente a mesma. As bactérias do gênero Rhizobium que vivem no solo, especificamente alcançam o sistema radicular das leguminosas jovens, tecido corticais das raízes, onde se desenvolvem, fixando N2 atmosférico, transformando em sais de nitrogênio que são utilizados pelas plantas (NH4 +, NO2, NO3); atuando como adubo, chamado também de inoculante agrícola. Cabe ressaltar que o nitrogênio também se faz importante, pois participa da constituição do ácido nucléico, das proteínas e clorofila.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Fixação do Nitrogênio

Fixação do Nitrogênio
Transformação do nitrogênio gasoso (N2) em amônia (NH3). Podendo ser:
Fixação biológica – realizada por bactérias fixadoras de nitrogênio no solo e em raízes de determinadas plantas.

Fixação atmosférica – reação que ocorre devido ao arco voltaico dos raios e ação do vulcanismo, gerando amônia e óxidos de nitrogênio.

Fixação industrial – processo sintético de produção de amônia a partir da mistura de nitrogênio gasoso e hidrogênio (H2).
Amonificação
Degradação de compostos orgânicos nitrogenados com a liberação de amônia por agentes decompositores.
Nitrificação
Oxidação bacteriana da amônia gerando óxidos de nitrogênio, inicialmente em nitrito e posteriormente em nitrato.
Desnitrificação
Conversão da amônia em nitrogênio gasoso por ação bacteriana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário