O que é o Ciclo do Nitrogênio?

O nitrogênio (N), cujo número atômico é sete (7) compõe aproximadamente 80% da atmosfera. Entretanto, os animais e as plantas não podem absorvê-lo diretamente do ar na forma do gás N2,. Geralmente as formas disponíveis ou “combinadas” de nitrogênio para a nutrição dos seres vivos incluem as combinações amoniacais (NH4 +), nítricas (NO3-) ou orgânicas (R-NH2) que são metabolizadas visando a construção de biomassa. Salienta-se que a disponibilidade biológica do nitrogênio (N) no solo, juntamente com o fósforo (P), enxofre (S) e potássio (K) tem relação direta com a produtividade agrícola. Certas bactérias1 do solo e as algas azuis dos oceanos convertem o nitrogênio do ar em amônia, sendo que algumas plantas absorvem diretamente a mesma. As bactérias do gênero Rhizobium que vivem no solo, especificamente alcançam o sistema radicular das leguminosas jovens, tecido corticais das raízes, onde se desenvolvem, fixando N2 atmosférico, transformando em sais de nitrogênio que são utilizados pelas plantas (NH4 +, NO2, NO3); atuando como adubo, chamado também de inoculante agrícola. Cabe ressaltar que o nitrogênio também se faz importante, pois participa da constituição do ácido nucléico, das proteínas e clorofila.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Ciclo do Nitrogênio em Aquários

Introduzindo peixes, plantas e alimento em seu aquário, começa um processo natural chamado de Ciclo de Nitrogênio. O alimento que é consumido por seus peixes que queimado por sua vez com a ajuda do oxigênio, transformam-se em Amônia. Durante este processo, os detritos consistem primeiramente no dióxido de carbono e em compostos tais como a amônia. A fim manter um ambiente saudável, estes detritos devem ser parcialmente removidos (tocas parciais, filtragem mecânica). O dióxido de carbono é eliminado principalmente com a oxigenação na superfície do aquário ou com a fotossíntese das plantas. O processo inteiro começa com a conversão dos detritos e excrementos de peixes em amônia. As bactérias sabidas como nitrificantes, transformam compostos tóxicos potenciais do nitrogênio (amônia) em nitrito e nitrato através da oxidação bioquímica. As bactérias preferem os ambientes de um nível estável de PH, (entre 6.0 a 8.7). As bactérias necessitam de oxigênio para que sobrevivam. As bactérias que necessitam de oxigênio são chamadas de aeróbicas.
O nitrato é o produto final da conclusão da oxidação bioquímica (transformação de amônia, nitrito para nitrato), que as plantas utilizam como um fertilizante que removem da água. Freqüentemente as plantas são incapazes de utilizar todo o nitrato produzido, que com o tempo se acumula, tendo por resultado a necessidade de trocas parciais de água para reduzir a níveis aceitáveis (<>
OBS: Amônia (NH4) - Nitrito (No2) - Nitrato (No3)





domingo, 2 de maio de 2010

Ciclo do Nitrogênio

O nitrogênio resultante da decomposição dos organismos vivos vai para a atmosfera. Ele é absorvido por bactérias de vida livre que vivem no solo e por outras que vivem em simbiose nos nódulos de raízes de plantas leguminosas. O nitrogênio molecular é transformado em nitrato (NO3) e em nitrito (NO2).
Depois disso, ele é incorporado ao solo, constitui a fonte desse elemento para os vegetais superiores. É através da atividade metabólica da planta que os nitratos se convertem em proteínas e outros compostos complexos que são consumidos em parte como alimento pelos animais. Outra parte do nitrogênio volta a terra como produto e excreção ou em forma de compostos de tecidos de animais mortos. Uma vez transformados em compostos nitrogenados por atividade bacteriana, o nitrogênio se torna novamente aproveitável pelas plantas fechando-se o seu ciclo bioquímico.